A expectativa de crescimento do setor agrícola no Brasil, até dezembro de 2017, é de 10,9%, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Segundo dados da CONAB, a produção Brasileira atingiu 162,8 milhões toneladas de grãos produzidos na safra 2010/2011 e as estimativas é de que o País deve superar as 238,7 milhões de toneladas de grãos na safra 2016/2017.
Até agosto deste ano, segundo dados da ANFAVEA – Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotivos, foram vendidas 37.841 máquinas agrícolas. Nessa conta estão incluídos tratores de rodas e esteiras, colheitadeiras, cultivadores motorizados e retroescavadeiras. Desse total, 77,4% ficou no mercado interno, enquanto que 22,6% foi destinado à exportação.
Os dados apresentados apontam um ótimo cenário para o setor. Porém, a constante utilização de maquinários agrícolas, sem as devidas precauções, pode gerar incêndios nos equipamentos. Para o funcionamento de tratores, por exemplo, é utilizado o diesel, elemento altamente combustível. Se o maquinário não estiver com a revisão em dia (principalmente nos itens elétricos), qualquer faísca pode ocasionar labaredas e chamas de grandes proporções. Em colhedoras e enfardadoras, o acúmulo de resíduos das colheitas tornam-se palhas e, expostas ao calor do motor, é um grande responsável pelo surgimento do incêndio.
Para evitar o incêndio em equipamentos agrícolas, aqui estão algumas dicas:
– Realize sempre a manutenção e revisão do maquinário. Mantenha todas as partes dos equipamentos devidamente revisadas. Faça a troca dos fios elétricos desgastados e verifique se há vazamento de óleo diariamente. Também esteja em atenção aos componentes do sistema de exaustão de gases de escape;
– Faça sempre a limpeza do maquinário. O acúmulo de palhas próximo às partes quentes do motor pode ocasionar incêndios;
– Abasteça a máquina com cuidado, com o motor desligado. Não fume em locais de abrigo de máquinas agrícolas ou nas proximidades de depósitos de combustível;
– Nunca estacione os equipamentos próximos à vegetação. O alto calor do sistema de exaustão pode inflamá-la.
https://seguros.sompo.com.br/incendio-em-equipamentos-agricolas-como-evitar